quarta-feira, 1 de junho de 2011

Corrente de Andrômeda: o Mato Grosso vai ficando fino


Preguiça de ler? Deixa que eu leio pra você
por Pedro de Azevedo



Noticiado em 24-5-2011


Andrômeda é uma personagem mitológica grega que fora acorrentada a fim de ser devorada por Cetus, um monstro enviado por Poseidon, uma vez que este se sentira ofendido pela mãe da princesa etíope. A única maneira de salvar o reino da Etiópia seria sacrificando-a, e assim fez seu pai, o rei.¹


Tudo indica que as míticas correntes voltaram a ser utilizadas, mas desta vez por fazendeiros para sacrificar florestas brasileiras. O recém-revelado método de desmatamento ocorre como num escalpelamento, costume muito praticado por mexicanos bandoleiros e por caçadores norte-americanos² quando guerreavam com indígenas, em que se arrancava brutalmente o escalpo (couro cabeludo) do inimigo, e em que a vítima dificilmente sobrevivia. O violentado agora é outro, mas a violência é a mesma: tratores puxam uma grande corrente, apelidada de "correntão", que derruba tudo em seu caminho, acelerando drasticamente a devastação.³

O flagrante foi feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Nas imagens, o correntão derruba centenas de árvores, deslizando desde sua base até a copa, sem piedade. A coitada da vez é a mata de transição entre o cerrado e a Amazônia, no Mato Grosso.

Ser careca nunca foi tão feio
O cerrado é o terceiro maior bioma do mundo, com 8.246.082 km², e metade de sua área total já foi devastada. Já a floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo, com cerca de 5,5 milhões de km², e aproximadamente 17% de sua área total foi devastada só pelo desflorestamento - inundações feitas por hidrelétricas não contam, por exemplo. A mata de transição é o que fica no meio disso tudo.

O cartel do desmatamento mantém uma louvável amizade entre seus membros: fazendeiros e agropecuaristas, bem como as mineradoras, contratam as madeireiras para a derrubada das árvores. Feito o serviço, agricultores e pecuaristas incendeiam a área para realizar sua "limpeza". Lá semeiam e criam gado, e quando a terra está degradada a ponto de comprometer a safra, a abandonam e recomeçam o ciclo. Tudo, claro, sob o aval de políticos corruptos, que geralmente são os próprios mandatários.

A gente nisso tudo
Na história grega, a princesa Andrômeda seria devorada por um monstro. Mas a Amazônia está a ser devorada por quem? Pelos fazendeiros? De forma alguma. Somos nós que a consumimos. Nós é que desperdiçamos o papel, nós é que usamos indiscriminadamente a madeira. São as pessoas que financiam essa indústria obscura. Os madeireiros, fazendeiros, mineiros e agropecuaristas são apenas quem faz o trabalho sujo; eles somente saciam nossa crescente necessidade de consumo, ou seja, são ferramentas manipuladas por nossas extravagâncias, e não o contrário. Tanto eles quanto nós somos vítimas de nossa ignorância ecológica, mas o principal vitimado é a mãe natureza.

No mito, Andrômeda é salva por Perseu, casa-se com ele e ambos têm um final feliz. Como Ademilson Badalotti, o maior desmatador do Mato Grosso e um dos maiores do Brasil,³ provavelmente não se apaixonará pela floresta, cabe a nós, por meio de mudanças de consciência e de hábito, salvá-la do iminente sacrifício.

Estimativa da remoção total de florestas feita pela ong
Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia).
A estimativa não leva em conta a área não totalmente derrubada.


Bibliografia e referências bibliográficas:
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.
*Banner disponibilizado pelo Dicas Blogger
Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Belo post meu amigo!!!

    Só um detalhe...Eu sempre achei que quem salvava Andrômeda era o Ikki de Fênix, não??!?!?! huaeuiaheuie :P

    ResponderExcluir
  2. "O IBAMA AINDA NAO SABE O QUE PROVOCOU A CORRIDA PELO DESMATAMENTO". Mas eu sei!

    NOVO CODIGO FLORESTAL.

    ResponderExcluir
  3. ...esse tipo de 'poda' é um dos metodos ensinados nos cursos de agronomia e afins...

    triste, mais verdade.

    ResponderExcluir
  4. onde vc fez agronomia o mal informado???
    isto n e poda isto e desmatamento amigo mau informado!!
    sou tecnico em agropecuaria e no meu curso nunca teve incentivo a criminalidade como esta e triste uma pessoa degrada tanto uma profissao q merece respeito como a agronomia afinal ele q administra a plantaçao pra xega comida na sua casa o burrao....
    simples o cara e rico e n vai acontecer nda com ele gente gente n podemos eskcer estamos no brasil aqui q vale e a lei do mais forte enquanto existi povo mediocre q supervaloriza dinheiro isto vai continua acontecendo...
    malz o portugues ae...

    ResponderExcluir