segunda-feira, 14 de março de 2011

Conto - Os Macacos e as Formigas


Certa vez, há muito tempo, no extremo sul da África, os macacos, querendo provar sua superioridade aos demais animais, propuseram-lhes um desafio: alcançar o outro extremo do mundo – que viria um dia a ser chamado de América. E, achando-se muito espertos, para tomar vantagem, desafiaram em especial as formigas.


Formigas atravessando rio
 
Desafio aceito, os macacos logo partiram apressados e, o considerando ganho, passaram a competir consigo mesmos para verem qual seria o primeiro primata a alcançar o destino. Fossem florestas, desertos ou rios, cada macaco seguia seu caminho individualmente. Já as formigas eram unidas, agiam como sendo um único ser – cavavam para proteger-se das interpéries da natureza, buscavam alimento juntas e, diante dos cursos d'água, prosseguiam, uma se agarrando à outra, de modo a alcançar a margem oposta.

A evolução dos macacos

Mas os macacos, mesmo que individualistas, eram muito mais velozes que as formigas. Hominídeos, passaram, ao longo de gerações, a andar eretos, e as formigas prosseguiam com lentidão. Tornaram-se neanderthalensis, e as formigas distanciavam-se cada vez mais. Tornaram-se, após tempos e tempos, homo sapiens, e atingiram o oceano Pacífico pelo topo da Ásia, mas mesmo a inteligência adquirida não os permitiu atravessar a extensa faixa d'água.


Mais gerações surgiram, e as formigas, enfim, alcançaram os homens. Estes, a princípio, acharam graça da humilde insistência das formigas, mas logo se espantaram com união delas, agarradas uma a uma para vencer o grande mar. As formigas chegaram primeiro à América, vencendo o desafio, enquanto que os homens só puderam fazê-lo, agora unidos, após ocorrer um gélido evento da natureza, a Era Glacial.



MORAL: “Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo.” (provérbio africano)



Autoria do texto e edição da imagem de capa: Pedro de Azevedo

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.
*Banner disponibilizado pelo Dicas Blogger
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário