sábado, 25 de junho de 2011

Conto - O Reino e a Montanha


Ouça enquanto navega pelo blog!
Música: The Journey




O príncipe Miro era um jovem impaciente e herdeiro de um reino generoso e propício. Em certa ocasião, o rei e a rainha partiram em uma viagem, deixando o príncipe no reino, a contragosto. Meses se passaram e seus pais não voltaram. O reino declarou-os como mortos e caiu em triste semblante.


Proclamado rei, o jovem decidiu partir sozinho em uma jornada pelo autoconhecimento, cabendo a Onurb, um competente súdito,  a regência do reino em sua ausência.

Passaram-se cerca de trinta anos quando o rei, agora com rugas e cabelos grisalhos, retornou. O reino já o havia considerado morto, e o regente, o novo rei. Alguns cidadãos faleceram durante a ausência de Miro, e muitos nasceram durante ela.

Em respeito ao legítimo rei, Onurb não tardou em oferecer a coroa a Miro, mas este negou-a e pediu que permanecesse com ela.

Questionado onde esteve nesses anos todos, o antigo rei respondeu:
- Estive logo ali, meditando sob as montanhas e contemplando sua eterna inércia.

Mas Onurb não compreendeu a razão de negar ao trono, e Miro esclareceu:
- Meus pais partiram e não retornaram. Eu também parti, mas retornei. Em minha ausência muitos se foram, e não tardará, os reencontraremos um dia. Não há razão de manter-me inerte neste trono, pois logo terei de ir sem volta. Esse é o curso da vida. Apenas as montanhas permanecem imóveis pela eternidade. Eis o porquê de minha admiração por elas.

E tornou a partir, enquanto todo o reino o fitava em olhar sereno.



Autoria: Pedro de Azevedo
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.
*Banner disponibilizado pelo Dicas Blogger
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Muito bom este conto, nos faz pensar em que fica parado e não tem coragem de mudar sua vida.

    ResponderExcluir