quarta-feira, 22 de junho de 2011

Da Terra a Cephei: os maiores astros do universo conhecido


Não é Elvis Presley nem Pedro Henrique: o maior astro do universo conhecido é a estrela VY Canis Majoris, que sequer apareceu no vídeo para não humilhar os demais. Ela é simplesmente 2100 vezes maior que o sol (há controvérsias). Pense duas vezes antes de pisar numa formiga, pois os insetos somos nós!
Blog Widget by LinkWithin

14 comentários:

  1. agora você se pergunta, quem é você no mundo??ahhahahaaha

    ResponderExcluir
  2. É... acho que mesmo tendo invejáveis 1,79 metro fiquei um pouquinho ... digamos assim... discreto, nessa comparação de planetas
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Tamanho não é documento. A capacidade humana de raciocinar é mais rara e mais impressionante do que estrelas hipergigantes. Estamos muito acostumados a ver isso no tiozinho da padaria, nos blogueiros e afins, por isso a tratamos com desdém.
    Mas a verdade é que o fenômeno da consciência humana é único até onde conhecemos. Garanto pra vocês que a Canis Majoris não pode te responder quanto é 2+2. Temos que exercer a humildade sim, mas dentro dos nossos próprios parâmetros, e não com base em tamanho ou quantidade.

    ResponderExcluir
  4. Eu discordo de você! Acho que comparações como essa nos mostram que a complexidade do universo e da vida está muito além de nossa compreensão. O vídeo mostra astros de tamanho impensável, mas que nos fazem refletir sobre o antropocentrismo existente ainda hoje.

    Somos apenas um ponto neste planeta, que é um ponto nesta galáxia, que é um ponto neste universo, que pode, talvez, ser mais um universo entre tantos.

    Não acho que nossa capacidade de raciocínio seja mais vislumbrante do que isso.

    ResponderExcluir
  5. Invejaveis 1,79??? acha q é alto...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Bom, peu, eu respeito sua opinião. Mas apesar da óbvia maravilha que são esses astros, não consigo colocar a humanidade em um patamar de insignificância simplesmente pelo tamanho.

    Eu aprecio conceitos mais abstratos, como a capacidade de raciocínio ou até mesmo palpáveis, como a vida. Eu aprecio a complexidade necessária para que os ácaros andem invisíveis entre nossos carpetes (que, por sinal, surgem da nossa capacidade de alterar a natureza a nosso bel prazer).

    É frágil? Sim, é. Mas fragilidade e pequenez só é sinônimo de insignificância para quem não enxerga a beleza intrínseca do fenômeno.

    Esses astros são o que são, e sempre serão, enquanto as leis físicas permitirem tal coisa ou até que se extinguam no decorrer das incontáveis eras. Já o ser humano (ou outros dotados de inteligência) tem um potencial espetacular, e dado o devido tempo estaremos dizendo a essas estrelas onde e como elas devem estar.

    Claro que nada disso nos abstém de procurar a humildade, e agir sob sua guia. Mas a humildade deve usar outros parâmetros, como o bem dos nossos pares ou dos outros seres vivos. E não porque somos pequenos em tamanho.

    ResponderExcluir
  7. E quem garante que não há vida mais inteligente em tais planetas? :|

    ResponderExcluir
  8. VY Canis Majoris ,ela é simplesmente 2100 vezes maior que o sol. Num documentário que passou no Discovery Channel (O Universo) diz que a VY Canis Majoris é 1 bilhão de vez o tamanho do sol.

    ResponderExcluir
  9. Vai nessa, se é 2100 vezes maior por que nos vemos o sol e não essa dai?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  10. Invejaveis 1,79 ta ate de brincadera...

    ResponderExcluir
  11. Lol, o nome canis majoris está linkado, clique e leia sobre ela.
    Nao a vemos pq o universo nao se baseia somente em nosso sistema solar, essa estrela se encontra na constelaçao de Cao Maior, por isso seu nome,a 4.900 anos-luz de distancia. Confira:

    http://www.astrofisicos.com.br/estrelas/maior-estrela-do-universo-vy-canis-majoris/index.html

    ResponderExcluir
  12. Quanto mais conheço sobre o universo mais tenho a certeza que o planeta Terra é a coisa mais maravilhosa do espaço aparentemente infinito .
    Se somos apenas um aglomerado de móleculas com conciencia deveriamos respeitar mais um pouco Gaia e nos botarmos a seu serviço .
    Quem sabe um dia poderiamos começar a espalhar diversas formas de vida pelo espaço a fora .

    ResponderExcluir
  13. O Raio do Sol é utilizado como parâmetro para medir o tamanho dos demais. Na verdade o Sol é uma das menores estrelas existentes

    ResponderExcluir
  14. Tem esse comercial da Discovery que fala sobre o tamanho das maiores estrelas já registradas.

    http://www.youtube.com/watch?v=8BS7PKAOgK0

    ResponderExcluir