sexta-feira, 4 de maio de 2012

Feriado prolongado em Brasília


Ouça enquanto navega pelo blog!




Tentei ver Os Vingadores em três cinemas: salas lotadas


Na última terça-feira, 1° de maio, comemorou-se o Dia Internacional do Trabalho. A história é a seguinte: nessa mesma data, no ano de 1883, em Chicago, EUA, milhares de trabalhadores iniciaram uma greve exigindo uma jornada de trabalho de oito horas diárias. No quarto dia de greve, num enfrentamento entre polícia e manifestantes, uma bomba foi jogada, matando sete policiais. Oito manifestantes, dentre eles alguns líderes do movimento, sem qualquer prova, foram condenados num julgamento tendencioso. Desses, quatro foram enforcados, um matou-se antes disso, e os demais foram perdoados mais tarde.


A luta dos trabalhadores, simbolizada pela morte desses cinco, deu origem ao feriado internacional. Neste ano, como o feriado caiu em plena terça-feira, e domingo é sabático, o brasileiro, talvez em homenagem aos grevistas condenados, deu uma enforcada na segunda, estendendo seu descanso.

Mas neste feriado prolongado, quem esteve em destaque mesmo foram os seis heróis do filme Os VingadoresHulk, Homem-de-Ferro, Gavião Arqueiro, Thor, Viúva Negra e Capitão América. Afinal, como equiparar um herói que nos salva de uma jornada de trabalho de até dezessete horas por dia, com outro que salva a humanidade inteira do malvado deus Loki?

Eu mesmo, na véspera do feriado, fiz questão de assistir o filme. Ou tentar assisti-lo. Aproveitando os meus cupons de cinema do site Peixe Urbano, fui com uma galera ao Park Shopping, mas nem descemos do carro: a fila ia até o lado de fora do edifício. Resolvemos seguir viagem ao Casa Park, mas, chegando lá, uma surpresa: embora o cinema estivesse quase vazio, todas as entradas para a última sessão daquele dia dos Vingadores havia sido comprada por uma aniversariante. Quem, afinal, faz festa de aniversário numa sala de cinema? E logo com o filme que íamos assistir!? Mas, tudo bem. Trauma superado, fizemos uma última tentativa no Terraço Shopping: ingressos esgotados.

Esse pré-feriado demonstra um problema crônico da cidade de Brasília, a limitação das atividades de lazer. Ou você vai passear no shopping, ou vai fazer compras no shopping, ou vai ao cinema, que não por acaso fica num shopping, ou vai a algum barzinho, que um shopping ou outro já têm como marca registrada, ou vai lá naquela boate de nome cool, que fica naquele shopping.

Pois bem, o filme dos Vingadores não fez falta, afinal “a vingança nunca é plena”; e até porque daqui uma semana ele já estará à venda na Feira do Paraguai. O que fez falta mesmo foi a antiga jornada de dezessete horas, para ter posto aquele povo todo pra trabalhar!




Pedro.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário: