sábado, 23 de abril de 2011

Velozes e Curiosos

Estreia hoje a série Profissão Curioso, da seção Séries Especiais. Aqui veremos curiosidades (sério?) do nosso planeta, da vida na Terra, do ser humano, etc. A começar por máquinas que, sejam feitas pelo homem ou pela natureza, alcançam velocidades absurdas. Em ordem crescente, listo os cinco modelos/espécies mais possantes entre motos, carros, aeronaves, transporte terrestre e animais:






 Suzuki Hayabusa_______________________________


Velocidade Máxima: 312 km/h
Aceleração: 0 a 100 km/h em 2,8 s
Bibliografia: http://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki_Hayabusa
 http://autoesporte.globo.com/edic/ed418/impsuzuki1.htm




Hayabusa significa, em japonês, falcão-peregrino. Este pássaro, listado mais à frente nesta lista, faz uso de outras aves em sua dieta, como os pequenos pássaros pretos. A Suzuki Hayabusa, motocicleta produzida em série recordista mundial de velocidade, que é fabricada de 1999 até os dias de hoje, leva este nome como uma provocação direta à Honda Super Blackbird, antiga recordista mundial, que também carrega uma ave em seu nome, apesar de inspirada no avião SR-71 Blackbird, que será mencionado mais à frente. Também chamada de GSX1300R, a Suzuki Hayabusa atingiu, em testes, a velocidade máxima de 312 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, o que lhe confere o título de motocicleta produzida em série mais veloz do mundo.

Obs. 1: A Hayabusa, assim como outras motocicletas, pode atingir velocidades maiores quando modificadas. Há relatos de Hayabusas atingindo velocidades superiores a 440 km/h.
Obs. 2: Em 2000, figurões europeus e japoneses delimitaram, em comum acordo, a velocidade máxima de suas motocicletas em 186 mph (algo entre 299 e 303 km/h). A partir de então, a Hayabusa passou a ser produzida com limite de 299 km/h, e seus modelos anteriores ficaram com o título de velocidade assegurado.
Obs. 3: A Asphaltfighters Stormbringer (algo como "Combatentes do Asfalto que Carregam a Tempestade") é a moto produzida artesanalmente mais veloz do mundo, atingindo, segundo o fabricante, de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e velocidades acima de 320 km/h.













 Falcão-peregrino_______________________________

Velocidade Máxima: + 320 km/h em queda livre
Aceleração: Desconhecida
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Falc%C3%A3o-peregrino
http://www.youtube.com/watch?v=z9GqHu21oJc
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI2106554-EI8399,00-Qual+e+o+animal+mais+veloz+do+planeta.html
http://hypescience.com/20308-as-15-coisas-mais-velozes-do-universo/ 





Ave de rapina, o falcão-peregrino mede entre 38 e 53 cm de comprimento, com uma envergatura de asas e peso entre 89-119 cm e 0,6-1,5 kg, respectivamente. Presente nos 5 continentes habitados pelo homem, alimenta-se de pequenos pássaros e mamíferos, caçando pombos nos centros urbanos quando lá se estabelecem durante o período migratório. É o animal que atinge as maiores velocidades de que se tem conhecimento, podendo ultrapassar a margem dos 320 km/h quando em queda livre, estratégia utilizada durante a caça.












 Bugatti Veyron________________________________


Velocidade Máxima: 431 km/h
Aceleração: 0 a 100 km/h em 2,5 s

Bibliografia: http://en.wikipedia.org/wiki/Bugatti_Veyron
http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/10/carro-mais-rapido-do-mundo-ainda-esta-sem-comprador-no-brasil.html
O Bugatti Veyron 16.4 SS é o carro produzido em série mais veloz do mundo, chegando a custar U$ 2.600.000,00. A máquina homenageia o piloto francês Pierre Veyron, que em 1939 venceu a famosa corrida 24h de Le Mans pela própria Bugatti. Em julho de 2010, na pista de testes Top Gear, o piloto francês Pierre Henri Raphanel atingiu a impressionante marca de 431,072 km/h, tirando do SSC Ultimate Aero o título mundial de velocidade. Com um motor de 16 cilindros e 8 litros, 1888 kg e, em sua versão SS (Super Sport), 1200 cv de potência, esta nave sobre quatro rodas faz 3,45 km/L na cidade e 5,5 km/L na estrada, consumindo, em sua velocidade máxima, 0,780 L de combustível por kilômetro rodado. Com tais características e uma aerodinâmica de lascar o cano, o Bugatti Veyron, que chega de 0 a 400 km/h em apenas 50 segundos, se vê obrigado a limitar eletrônicamente sua velocidade a 415 km/h para preservar os pneus.













 Shanghai Transrapid Maglev_______________________


Velocidade Máxima: 501 km/h
Aceleração: 0 a 350 km/h em 60 s

Bibliografia: http://en.wikipedia.org/wiki/Shanghai_Maglev_Train
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maglev
http://ciencia.hsw.uol.com.br/trens-maglev3.htm
http://hypescience.com/20308-as-15-coisas-mais-velozes-do-universo/




O trem mais veloz do mundo utiliza a tecnologia maglev, ou seja, corre por levitação magnética para reduzir o atrito e, assim, alcançar maiores velocidades. Em testes, alcançou a marca de 501 km/h; no entanto, para o uso comercial, está limitado a míseros 431 km/h, a mesma velocidade alcançada pelo B. Veyron. É ligeiro, porém inútil: opera nos 30,5 km de distância entre a estação de Longyang e o Aeroporto Internacional de Pudong, na China, realizando o trajeto em 7 minutos e 20 segundos. Há, no entanto, um projeto, a ser finalizado em 2014, que prevê a extensão da linha de Shanghai a Hangzhou, distantes em 169 km uma da outra.

 












 Lockheed SR-71 Blackbird________________________


Velocidade Máxima: 3530 km/h
Aceleração: Não informado

Bibliografia: http://en.wikipedia.org/wiki/Lockheed_SR-71_Blackbird
http://super.abril.com.br/tecnologia/blackbird-passaro-supersonico-445381.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Mach

Desenvolvido nos anos 1960, durante a Guerra Fria, para despistar os mísseis soviéticos, o Blackbird possui caráter quase mítico. Inspirou, dentre outros, a nave usada pelos mutantes X-Men e a moto Honda Super Blackbird, antiga recordista mundial de velocidade. Dos 32 exemplares produzidos entre 1964 e 1998, 12 foram destruídos em acidentes, mas nenhum fora abatido por outra nave. Desenvolvido com a fuzelagem em ligas de titânio para resistir às altas temperaturas geradas pelo atrito com o vento, este avião de reconhecimento estratégico possuía capacidade para dois tripulantes, e chegou ao recorde de altitude em voo plano: 85.069 pés, ou 25.929 metros (outras aeronaves atingiram altitudes maiores, mas em voo vertical, e não horizontal estável). Esta nave chegou a atingir Mach 3.2 (3529,6 km/h), ou seja, chegou a 3.2 vezes a velocidade do som, mas poderia ter alcançado Mach 3.3 caso o compressor não tivesse permitido que a temperatura no motor atingisse os 427 °C (Graham 2002, p. 93, 223). O Lockheed SR-71 Blackbird é, portanto, o recordista mundial de velocidade em voo aéreo tripulado.

Obs. 1: Outras aeronaves ultrapassaram o Mach 3.2, mas não eram tripuláveis. O atual recorde neste quesito é do X-43A, da NASA, que atingiu, em 2004, o Mach 9.6.
Obs. 2: Um ônibus espacial chega a alcançar 28.000 km/h, na vertical, entretanto. E ficava muito apelão pô-lo aqui.
Obs. 3: A velocidade necessária para que um ônibus espacial deixe a órbita terrestre não se trata da velocidade de escape, uma vez que esta se refere à velocidade necessária para que um objeto estático seja lançado da superfície terrestre, tendo de enfrentar a força da gravidade. Ônibus espaciais são autopropulsionados, vencendo sem dor a força da gravidade.
Obs. 4: A Lockheed, a mesma que produziu o SR-71 Blackbird, foi contratada pela NASA para realizar o desenvolvimento da Orion, nave espacial que substituirá os ônibus espaciais.
Bibliografia das observações: http://www.nasa.gov/missions/research/x43-main.html
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Velocidade_de_escape
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orion_(nave_espacial











Curiosidade: Este post demorou 8 horas para ser produzido, em decorrência da edição das imagens (exceto a primeira) e da pesquisa necessária para assegurar informações confiáveis, trazendo legitimidade ao texto e mantendo, assim, o padrão de qualidade VITAMINAdeGOIABA. Só divulgue-o, portanto, destacando a autoria com o respectivo link do meu blog.




Autoria do post: Pedro de Azevedo
© VITAMINAdeGOIABA - Todos os direitos reservados


Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.
*Banner disponibilizado pelo Dicas Blogger
Blog Widget by LinkWithin

7 comentários: